você está em: Saúde

Boletim de saúde: Saúde e nutrição para a mulher

30/10/2019

clique para aumentar
ou diminuir o texto

Para conquistar uma saúde forte e livre de doenças é importante cuidar de diversos aspectos da vida, sendo que um dos mais importantes é a alimentação. Entre as mulheres, existem algumas necessidades nutricionais que podem variar conforme a idade. Veja quais são elas:

Adolescência: dos nove aos 18 anos é fundamental dar atenção ao consumo de alimentos que são fontes de cálcio e vitamina D. Esses nutrientes são importantes para a formação dos ossos e prevenção da osteoporose, condição comum entre as mulheres na pós-menopausa.

Invista em laticínios, vegetais verde-escuros, ovos e peixes de água salgada. Além disso, a principal forma de obter vitamina D é por meio da exposição ao sol. Mas lembre-se de evitar o horário das 10h às 16h, quando a radiação solar é mais intensa.

Fase adulta: depois dos 25 anos, o metabolismo se torna um pouco mais lento. Portanto, é essencial reduzir gradualmente o consumo calórico e aumentar a atividade física para manter o peso saudável.

É necessário também se atentar ao consumo de alimentos fontes de ferro, já que dos 20 aos 30 anos é comum o desenvolvimento de anemia. Carnes vermelhas, feijão e vegetais verde-escuros são boas fontes desse nutriente.

Antes e durante a gravidez:
como medida preventiva para garantir a saúde da mulher e do bebê, é importante consumir mais alimentos fontes de proteínas, cálcio, ferro e ácido fólico. Muitos médicos, inclusive, recomendam suplementação vitamínica nesses períodos.

Menopausa:
nessa fase, os níveis de estrogênio diminuem e os riscos de doenças crônicas, como as do coração, diabetes e osteoporose, aumentam. Por isso, é importante se atentar ainda mais aos cuidados com as refeições e investir em alimentos fontes de cálcio e isoflavonas, substâncias presentes principalmente na soja e semelhantes à ação do estrogênio.


Este conteúdo foi elaborado pela equipe médica do programa Você Melhor, exclusivo da Aon, disponibilizado a todos os associados da Apabam, que contempla uma série de ações de incentivo ao autocuidado, por meio da disseminação de informações que contribuem para a prevenção de doenças, o uso consciente do plano de saúde, entre outros temas importantes.

Confira, semanalmente em nosso site, os textos elaborados por profissionais de diferentes áreas médicas, sempre em prol da prevenção de diversas doenças e bem estar.

Confira outros boletins:

Boletim #01: equilíbrio entre corpo e mente
Boletim #02: doenças de gengiva e suas consequências
Boletim #03: previna-se contra o câncer
Boletim #04: sintomas da fibromialgia

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597