você está em: Saúde

Boletim de saúde #04: Sintomas da fibromialgia

25/10/2019

clique para aumentar
ou diminuir o texto

A fibromialgia é comumente associada à dor crônica generalizada. Entre os sintomas estão distúrbio do sono, sensação de cansaço, depressão, ansiedade e outras características que comprometem a qualidade de vida e limita as atividades diárias. O problema atinge cerca de 2,5% da população brasileira, sendo mais presente em mulheres entre 30 e 50 anos.

O diagnóstico é baseado no número de regiões dolorosas no corpo por mais de três meses, sem nenhum outro transtorno que explique a causa da dor, além do nível de cansaço e insônia. Por se tratar de um diagnóstico difícil, pode demorar até dois anos para que o problema seja confirmado. Além disso, é comum os pacientes passarem por pelo menos três especialistas.

Hoje não há cura para a fibromialgia, mas tratamentos multidisciplinares, associados a medicamentos e terapias, como as abaixo, podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

• Apoio psicológico;
• Prática de exercícios físicos aeróbicos regulares de moderada a alta intensidade, como corrida, natação, pedalar e hidroginástica;
• Exercícios de fortalecimento ou flexibilidade;
• Acupuntura para alívio da dor e suporte nas condições psicoemocionais;
• Técnicas de relaxamento e meditação.

Vale ressaltar que o paciente é o maior responsável por controlar a fibromialgia através da participação ativa em terapias e manutenção de um estilo de vida saudável associado ao acompanhamento com especialista. Essa combinação pode diminuir a intensidade da dor, fadiga e demais sintomas, melhorando a qualidade de vida.


Este conteúdo foi elaborado pela equipe médica do programa Você Melhor, exclusivo da Aon, disponibilizado a todos os associados da Apabam, que contempla uma série de ações de incentivo ao autocuidado, por meio da disseminação de informações que contribuem para a prevenção de doenças, o uso consciente do plano de saúde, entre outros temas importantes. Confira, semanalmente em nosso site, os textos elaborados por profissionais de diferentes áreas médicas, sempre em prol da prevenção de diversas doenças e bem estar.

Confira outros boletins:

Boletim #01: equilíbrio entre corpo e mente
Boletim #02: doenças de gengiva e suas consequências
Boletim #03: previna-se contra o câncer

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597