você está em: Saúde

Boletim de saúde #02: doenças de gengiva e suas consequências

08/10/2019

clique para aumentar
ou diminuir o texto

por Dra. Maristela Azevedo - CROSP 45437 & Equipe de Qualidade de Vida

Considerada uma das principais causas da perda dentária, a doença periodontal atinge cerca de 90% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Causada pela falta de higiene bucal adequada, o problema ocasiona uma inflamação crônica nas gengivas, conhecida como gengivite, que pode evoluir para uma forma mais grave, chamada periodontite, e levar à perda das estruturas que sustentam os dentes na boca.

Por ser uma doença comum, ela já foi associada a diversos outros problemas, entre eles a artrite reumatoide (AR), doença autoimune que afeta várias articulações do corpo, em especial dedos, joelhos e tornozelos, principalmente de mulheres.

Segundo a revista americana Science Translational Medicine, a mesma bactéria que causa a doença periodontal (Aggregatibacter actinomycetemcomitans) pode ser responsável pelo desenvolvimento da artrite reumatoide.

Grande parte dos pacientes com AR analisados pelos cientistas também tinham a bactéria da periodontite. E é justamente ela que induz a produção de substâncias que são suspeitas de desencadear a artrite.

A descoberta pode ajudar a encontrar novos tratamentos para a artrite e métodos preventivos mais eficazes para a periodontite.

Sintomas da doença periodontal


A periodontite não tem cura, mas é controlável. Existem sinais que servem de alerta para procurar um dentista que confirme o diagnóstico. São eles:

• Sangramento nas gengivas;
• Mau hálito;
• Inchaço gengival;
• Amolecimento dos dentes;
• Sensibilidade dos dentes.

Quem cuida da higiene oral também pode desenvolver a doença, por isso é recomendado fazer limpeza dentária de 6 em 6 meses ou, pelo menos, uma vez ao ano. Caso haja suspeita de artrite reumatoide, como dor e inchaço frequente nas articulações, consulte um médico.


Este conteúdo foi elaborado pela equipe médica do programa Você Melhor, exclusivo da Aon, disponibilizado a todos os associados da Apabam, que contempla uma série de ações de incentivo ao autocuidado, por meio da disseminação de informações que contribuem para a prevenção de doenças, o uso consciente do plano de saúde, entre outros temas importantes.

Confira, semanalmente em nosso site, os textos elaborados por profissionais de diferentes áreas médicas, sempre em prol da prevenção de diversas doenças e bem estar.


Confira outros boletins:

Boletim #01: equilíbrio entre corpo e mente

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597