você está em: Saúde

Boletim de saúde: equilíbrio entre corpo e mente

07/10/2019

clique para aumentar
ou diminuir o texto

Edição 01

Quando falamos em bem-estar, raramente nos lembramos dos cuidados com a saúde mental, só que esse pilar influencia todas as outras áreas da vida. Mente e corpo não podem ser vistos de maneira apartada. Se não estamos mentalmente saudáveis, o organismo será afetado e as nossas relações com o mundo e as outras pessoas também serão prejudicadas.

O estresse, por exemplo, já é considerado um dos grandes males do século. A tensão diária, quando se torna crônica, pode desencadear diversos tipos de doenças, como as que afetam os sistemas digestivo e cardiovascular, e os transtornos depressivos e de ansiedade.

Por isso, é essencial buscar maneiras de cuidar da saúde mental.

Veja algumas dicas:

• Medite e espante o estresse:
a meditação diminui os níveis de estresse e controla as emoções. A técnica pode ajudar a reduzir os níveis da pressão arterial e tratar a ansiedade, depressão e insônia. Cerca de 10 minutos por dia já são suficientes para usufruir dos benefícios.

• Busque o autoconhecimento: conhecer a si mesmo e buscar entender suas emoções são maneiras muito importantes para aprender a lidar com as adversidades e alavancar potenciais. Quem busca se entender tem mais autocontrole e autoconfiança.

• Modere o uso do celular: você sabia que usar muito o celular pode resultar em dependência virtual? Nomofobia é o termo utilizado para descrever o pavor de estar sem o smartphone. Esse tipo de fobia está crescendo entre a população e eleva as chances de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão. Que tal estabelecer horários para checar suas redes sociais?

• Espante a solidão; fortaleça seus laços sociais: a convivência com quem se ama é fundamental para ser feliz e manter a qualidade de vida. Diversos estudos revelaram que a solidão possui efeitos devastadores sobre a saúde física e mental. Por isso, procure cultivar seus relacionamentos e estar sempre perto de quem você se sente bem.

• Não seja tão autocrítico: não espere que tudo seja perfeito, pois perfeição não existe. Construa ações pequenas, simples, mas que em conjunto vão te levar a alcançar as metas. A felicidade, às vezes, se esconde na simplicidade das coisas!


Este conteúdo foi elaborado pela equipe médica do programa Você Melhor, exclusivo da Aon, disponibilizado a todos os associados da Apabam, que contempla uma série de ações de incentivo ao autocuidado, por meio da disseminação de informações que contribuem para a prevenção de doenças, o uso consciente do plano de saúde, entre outros temas importantes.

Confira, semanalmente em nosso site, os textos elaborados por profissionais de diferentes áreas médicas, sempre em prol da prevenção de diversas doenças e bem estar.


Confira outros boletins:

Boletim de Saúde #01: equilíbrio entre corpo e mente

Cadastre seu email e receba nosso informativo

Voluntários da Pátria, 475 22ºandar | sala 2211 | 80020-926 | Fones: (41) 3232 4821 |  (41) 3324 5597